24 novembro, 2011

Morre em Santos um pioneiro do surf

Thomas Rittscher em frente ao Canal 3, em Santos, onde a primeira onda
foi surfada no Brasil. Foto: Divulgação

Nas primeiras horas dessa quinta-feira, 24 de novembro, deu adeus a este mundo um dos pioneiros do surf no Brasil, Thomas Rittscher Junior, de 94 anos, um dos primeiros surfistas da década de 30.

Ao lado de Osmar Gonçalves, ele construiu a história do surf nacional, quando tiraram de uma revista norte-americana o modelo da primeira prancha que foi construída no Brasil isso em 1938.

Há duas versões para a história do início do surf no Brasil, alguns preferem a história de Osmar Gonçalves, que normalmente é a oficial, mas outros se fixam na de Thomas, que inegavelmente também foi um grande pioneiro do esporte.

O fato é que sendo o primeiro ou não, Thomas Rittscher é um dos surfistas percussores do esporte no Brasil e já corria nas ondas quando a população ainda nem sonhava em conhecer o surf.

Nascido em Nova Jersey, em 1917, chegou em Santos aos 14 anos de idade e por sua dedicação e por serviços prestados à cidade, ele ganhou o título de cidadão santista.

O corpo dele foi velado no Memorial Necrópole Ecumênica, aqui em Santos, às 16 horas foi cremado.

O SurfinSantos lamenta a morte desse pioneiro e envia sinceros pêsames a todos os familiares, em especial a Margot Rittscher, irmã mais velha de Thomas, a primeira mulher a surfar no Brasil, também na década de 30.

Descanse em paz, Tommy!

Aloha!

Nenhum comentário: