28 outubro, 2010

Brasil Surf Pro 2010 – Surf Sustentável

Foto ilustrativa: Divulgação ASP
Lista dos candidatos aos títulos brasileiros de 2010 será definida na Praia da Joaquina (SC).

A penúltima etapa do Brasil Surf Pro 2010, o Circuito Brasileiro de Surf, acontece na Praia da Joaquina, em Santa Catarina, na primeira semana de novembro.
Além de oferecer a premiação recorde de R$ 1 milhão no seu primeiro ano, a preocupação ecológica e a educação ambiental ganharam destaque nas etapas da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional 2010.
Em parceria com a ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), o Brasil Surf Pro apresenta um plano de sustentabilidade integrado, com engajamento de atletas, equipe de produção e fornecedores, incentivando os apreciadores do surf a entrar nessa onda.

Para a penúltima etapa do Brasil Surf Pro 2010, parcerias locais estão sendo formadas para garantir ações socioambientais relevantes durante o evento, como:

1- Gestão dos resíduos sólidos:

Redução e Reutilização - toda a equipe de produção e atletas ganharão canecas pessoais reutilizáveis para eliminar o uso de copos descartáveis.

Reciclagem - lixeiras de coleta seletiva feitas de placas de tubos de pasta de dente recicladas serão posicionadas no evento e todo material reciclável encaminhado para um centro de triagem de resíduos montado no local.

2- Sensibilização ambiental:

O evento contará com um espaço denominado “Surf e Sustentabilidade”, onde haverá uma exposição sobre o impacto ambiental do plástico nos oceanos e a presença do projeto TAMAR. Também serão passadas dicas sobre sustentabilidade e consumo consciente para o público.

3- Ecoencontro:

Um mini seminário sobre “Sustentabilidade e o Meio Ambiente Costeiro: Ameaças e Oportunidades” reunirá lideranças comunitárias, comunidade do surf, universitários, representantes do poder publico e de ONGs da região.

Data: 03/nov - 18h30 as 22h00 - Hotel Praia Mole Eco Village.

4- Visitas Guiadas de Escolas Públicas:

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 120 crianças visitarão o campeonato na quarta, quinta e sexta feira, para participar de atividades pedagógicas divertidas, buscando transformar a Praia da Joaquina numa sala de aula interativa sobre o meio ambiente costeiro.

5- Tenda “Surf & Sustentabilidade”:

Programação de atividades educativas, de quarta a domingo (das 8h30 às 16h30), conduzidas pela educadora ambiental Bruna Nazzari.

- Biblioteca Ecológica (manhã e tarde): Oficinas de leitura e discussão abordando temas como sustentabilidade, biodiversidade marinha e ecossistemas costeiros.

- Atividades Pedagógicas (manhã): focadas no tema “meio ambiente/sustentabilidade”, como: pinturas, cruzadinhas, labirinto e desenhos livres sobre o tema.

- Gincana Ecológica (manhã/tarde): Jogos cooperativos em equipe envolvendo os temas água, reciclagem e biodiversidade marinha.

- Produção de Arte-Mosaico (tarde): Oficina de arte-reciclagem para a criação de mosaicos com o tema “preservação dos oceanos”, reaproveitando as embalagens recolhidas durante o evento.

6- Mutirão de limpeza da praia:

No sábado (06/nov) de manhã, surfistas, ambientalistas, os turistas e a comunidade local, serão mobilizados para recolherem o lixo (com foco no microlixo) na Joaquina.

7- Manutenção e conserto da cerca:

Em volta das dunas na área de influência do evento.

8- Instalação de placas permanentes:

De aviso/sensibilização para preservação das dunas e da vegetação nativa da praia.

O Brasil Surf Pro 2010 conta com o patrocinio da Hawaiian Dreams (HD).

Ranking Brasil Surf Pro – 3 etapas:

01: Alan Jhones (RN) – 2.130 pontos
02: Jean da Silva (SC) – 2.010
03: Hizunomê Bettero (SP) – 1.830
04: Leonardo Neves (RJ) – 1.800
05: Rudá Carvalho (BA) – 1.760
06: Márcio Farney (CE) – 1.660
07: Pedro Henrique (RJ) – 1.620
08: Renato Galvão (SP) – 1.530
08: Heitor Pereira (SP) – 1.530
10: David do Carmo (SP) – 1.500
10: Franklin Serpa (BA) – 1.500

Ranking brasileiro feminino – 3 etapas:

01: Suelen Naraísa (SP) – 2.450 pontos
02: Diana Cristina (PB) – 2.400
03: Juliana Quint (SC) – 2.330
04: Taís de Almeida (RJ) – 1.860
05: Andréa Lopes (RJ) – 1.790
Notícias Relacionadas:

Brasil Surf Pro 2010 – 2ª etapa terá dez últimas vagas definidas até o fim da semana

Nenhum comentário: