14 setembro, 2010

Parabéns Osmar! O Pai do surf no Brasil

Osmar posa com a 1ª prancha do Brasil
Foto: Arquivo Pessoal/Cidi
Se estivesse vivo, estaria comemorando hoje 88 anos de vida o pai do surf no Brasil, Osmar Gonçalves, nascido em 14 de setembro de 1922.

Já contamos a história de Osmar diversas vezes aqui no SurfinSantos e não cansamos de repeti-la. Afinal, Osmar Gonçalves foi quem construiu a primeira prancha no Brasil e quem surfou a primeira onda em mares brasileiros.

Em 1937, o pai de Osmar ganhou uma revista do exterior, a americana Popular Mechanics,que veio com a planta de uma prancha havaiana, que na época era chamada de Tábua Havaiana.

Osmar construiu a primeira prancha do Brasil em São Paulo, com a ajuda do amigo João Roberto Hafers, mais conhecido como Juá, e com o auxílio de um outor amigo, o construtor de barcos em Santos, Júlio Putz.

A “pequena” tábua havaiana tinha 3,90 e pesava aproximadamente 80 quilos. Sim, você leu certinho, 80 quilos! Muitas vezes, ele precisava da ajuda de remos, o que levou algumas pessoas a dizerem que o que ele praticava não era surf.

Viúva de Osmar, em frente à estátua que reproduz a foto
acima, na Orla da Prais, em Santos - Foto: Felipe Santos
Pois bem, que há alguns anos surgiu o Stand-Up e mesmo que digam que Osmar surfava com remos, não há desculpas, ele é o pai do surf no Brasil.

Infelizmente não está mais entre nós, faleceu em 30 de abril de 1999, deixando viúva Maria Aparecida Simon Gonçalves, a Cidi, com quem teve quatro filhos e dez netos.

Osmar não surfava mais desde os anos 50, quando mudou-se para Campinas, mas a água sempre foi seu amor e continuou com os esportes náuticos, passando a praticar Vela.

Aloha!

Nenhum comentário: