07 julho, 2010

História do Surf – Pioneiros fazem homenagem à lenda viva do surf no Quebra-Mar, em Santos

Para coroar e fechar com chave de ouro a visita que fez ao Brasil, Greg Noll aceitou o convite e veio a Santos para conhecer o berço do surf no Brasil. Noll é uma lenda viva do surf e uma peça importante para o desenvolvimento do esporte, principalmente em ondas grandes.

Aos 73 anos de idade, Noll veio ao Brasil para o sétimo Festivalma, que aconteceu em São Paulo nos dias 1, 2 e 3 de julho. Conhecido como Da Bull, ele foi ícone do surf nos anos 50 e 60, foi um dos desbravadores do North Shore de Oahu, no Havaí, onde se destacavam as ondas Waimea. Já foi salva-vidas, empresário e hoje é shaper, as pranchas para colecionadores que fabrica podem chegar a US$ 30 mil.

Na tarde da última segunda-feira, dia 5, ele topou vir pra Santos e foi recebido com homenagens e muita tietagem no Quebra-Mar, onde fica o Museu do Surf e um dos símbolos da Cidade, a escultura em homenagem à imigração japonesa, de Tomie Othake. Da Bull se emocionou ao ver os pioneiros reunidos para homenageá-lo, disse que jamais imaginou ter uma recepção tão calorosa quanto a que recebeu aqui e agradecia muito pelos ótimos dias que passou no Brasil.

Ele é o inspirador do “uniforme” do clube dos pioneiros de Santos, a bermuda listradinha de branco e preto, símbolo do Pioneiros Surf Clube de Santos, que conta a participação de mais de cem surfistas.

Entre os fãs estava o decacampeão brasileiro Picuruta Salazar, que entregou a Noll um prato de “Herói do Surf Mundial”, ele ainda recebeu troféus, placas e uma bermuda do Pioneiros Surf Clube. Não faltou bom humor para Da Bull e ele ficou distribuindo autógrafos e tirando fotos até anoitecer.

Um dia inesquecível para todos os pioneiros que estavam presentes e para Da Bull também, com certeza.

A primeira foto é de Mariano Kornitz e mostra os pioneiros com Da Bull.
A segunda foto é a mais clássica desse ícone do surf, tirada em 1964. Repare a peça que ele usa na foto, inspiração para os pioneiros, muitos deles estão usando na primeira imagem.

Aloha!

Notícias Relacionadas:

Nenhum comentário: