04 junho, 2010

Bodyboard: modalidade ganha espaço na Baixada Santista

O bodyboard é uma modalidade do surf pouco divulgada, até mesmo por nós, do SurfinSantos, mas é com orgulho que noticiamos agora que a região da Baixada Santista está dando espaço para o bodyboard.

Um bom exemplo foi o 1º Encontro Social de Bodyboard Treino Entre Amigos, que aconteceu no último domingo, 30 de maio, na Praia da Enseada, no Guarujá. Além da premiação dos surfistas, o sorteio de uma bolsa de estudos de informática foi feito entre o público.

Ao todo participaram 50 atletas, que disputaram quatro categorias foram premiadas: Open, Iniciante, Escolinha e Open Feminino.

Open Feminino

1º Mayara Lopes
2º Fernanda Santana
3º Paula Alessandra
4º Carla Balsibele

Open
1º Jonhie  Alves
2º Bruno Rocha
  Douglas Caramujo
  Rogerio Paes

Iniciante
1º Rodolfo Alemão
2º Lucas Conceição
3º Bruno Santos
4º Vitor Macok

Escolinha (Os Sobrenomes Não Foram Divulgados)
1º Manoel
2º Yuri
3º Otavio
4º Cleyton

Um pouco da História:

Existem desenhos e relatos sobre o bodyboard que datam do século XV na Polinésia, onde já se surfava deitado. Na época apenas os reis poderiam surfar em pé, portanto o povo só podia se divertir nas ondas se estivesse deitado.

O bodyboard moderno foi criado em 1971 pelo havaiano Tom Morey. Ele queria criar uma prancha que fugisse dos padrões convencionais e que pudesse ser surfada de outra forma que não fosse de pé.

A primeira prancha criada por ele foi a Morey Boogie, depois de algumas adaptações ele criou a primeira prancha de Bodyboard, que começou a ser comercializada e ganhou para sempre espaço no surf mundial. Ainda hoje algumas pessoas conhecem o bodyboard como morey boogie.

Apesar de não ser muito divulgado no Brasil, o país é uma potência no esporte, uma atleta campeã mundial e que muitos devem conhecer é a apresentadora do programa Globo Esporte do Rio de Janeiro, Glenda Kloslovski.

A foto de abertura é de Flávio Brito. As outras duas são do Encontro do Gurujá, as vencedoras do Open Feminino e os organizadores do evento com o vencedor da bolsa de estudos em uma escola de informática.

Aloha!

Notícias Relacionadas:

Nenhum comentário: