28 outubro, 2009

Documentando o surf

Você sabia que Santos é considerada a cidade mais esportista do Brasil? O título foi dado pelo jornal O Globo, em 1955.

Com esse título, o Centro de Memória Esportiva da Cidade abriga centenas de troféus e títulos conquistados e apresenta 16 vitrines, cada uma com uma modalidade de esporte. Aí vem o mais curioso. O esporte que é menos retratado é o surf. Logo o surf, que surgiu no Brasil com uma onda surfada no canal 3.

A coordenadora do Museu, Márcia Janete Sampaio de Sá, explica que realmente não há muitos documentos sobre o esporte porque o museu é composto, principalmente, por títulos conquistados nos Jogos Abertos do Interior, em que o surf não está incluso. Apesar disso, ela garante, que estão tentando trazer o surf para o museu. Este ano incluíram o pioneiro, Osmar Gonçalves, na celebração dos saudosos atletas da região.

Mesmo assim, nós não consideramos suficiente. A cidade é tão envolvida com o surf que este foi o esporte que escolhemos para fazer o nosso documentário. Estamos gravando e a cada dia percebemos que surf e Santos, realmente, têm tudo a ver.

Aguardem, porque em dezembro o Centro de Memória Esportiva De Vaney poderá contar com mais um arquivo para o seu acervo, e dessa vez, é sobre o surf.

Aloha
Foto Ilustrativa: Stefan Lambauer

2 comentários:

Anônimo disse...

Santos é uma cidade linda, um pareaiso para os surfistas, vocês que fazem este esporte maravilhoso estão de parabéns por levar o nome do Brasil para mundo.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/blogdorubinho

Anônimo disse...

Obrigada pela sua visita lá no meu planeta.
Vc disse que eu poderia dar valor aos pensadores brasileiros, mas eu dou sim! Sempre posto coletânea de frases, navegue pelo blog que vai encontrar ;)

E se quiser dar uma dica de um pensador que vc curte, me envie que postarei com prazer!!
Abração
Vanda