21 setembro, 2009

Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias


Sábado foi dia de conscientização, afinal, foi comemorado -o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias 2009.

O objetivo é lembrar a todos que os oceanos cumprem um papel importante como regulador climático e promover ações contra o aquecimento global. Para tanto é necessário que cuidemos (e muito bem) do nosso mar. Não apenas do nosso, mas de todos os que encontrarmos em nossa frente. Nós não sujamos a casa de um amigo quando vamos visitá-lo, certo? Então porque as pessoas se sentem no direito de sujar o mar ou até mesmo as ruas?

Ações de conscientização marcaram o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Santos. Às 10h da manhã a Secretaria do Meio Ambiente de Santos distribuiu informativos pelo bairro São Manoel, na Zona Noroeste da cidade, enquanto alunos do curso de oceanografia, da USP e Unimonte realizaram mutirão recolhendo lixo das praias de Santos e abordavam banhistas questionando e instruindo a população sobre as obrigações que o cidadão comum deve ter na preservação da natureza.

Devemos ter mais respeito com o meio ambiente! Não apenas pelo fato de que é necessário um mar limpo para que o surf continue a evoluir sempre, mas pelo fato de que a vida humana depende de um meio estável e temos a obrigação de tentar reconstruir e preservar o que nossos avós (erradamente), acabaram por destruir achando que duraria para sempre.

Essa campanha acontece desde 1986 e teve início pela ONG The Ocean Conservancy (Centro para a Conservação da Vida Marinha), dos Estados Unidos. A campanha conseguiu reunir quase 391 mil voluntários em cem países só no ano passado. Essas pessoas recolheram 3,4 mil toneladas de lixo.

Aqui no Brasil, as cidades começaram a aderir há dez anos.

O SurfinSantos é totalmente a favor dessa campanha e pede para que todas as pessoas ajudem, não apenas uma vez por ano, mas todos os dias. Fazendo assim, aos poucos, do mundo um lugar melhor!

Aqui em Santos temos o programa Santos Nossa Praia, que tem o objetivo de zelar pela despoluição das praias da cidade. Em Santos, todo dia é dia de limpeza de Praias.

Aloha!

Foto Ilustrativa: SportNautica

Notícias Relacionadas:

5 comentários:

Inez disse...

Muito bem colocado, quando vamos à casa de um amigo não sujamos porque vamos sujar o mar, as ruas, rios, etc.

blog do et disse...

legal,nem sabia dessa data.
mais uma pro meu calendário!
abraço

Unknown disse...

é, na nossa propria casa nao fizemos isso, porque na casa dos otros ou na natureza temos que fazer ? as pessoas tem que pensar um pouco mais, antes de agir

Instituto EcoFaxina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Instituto EcoFaxina disse...

O problema é global, mas é nosso dever começar pela nossa casa, separando o lixo reciclável e o óleo usado, cobrando mais educação das pessoas que vemos pelas ruas atirando coisas pelas janelas em seus carros e nas calçadas, CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS e sobretudo, cobrando nossos representantes nas prefeituras e câmaras para que criem dispositivos que nos ajudem nesta batalha!

A noção de desenvolvimento deve ser reconceitualizada como apropriação efetiva de todos os direitos humanos, políticos, sociais, econômicos e culturais, incluindo-se aí o direito coletivo ao meio ambiente.

Parabéns para a Equipe SurfinSantos por divulgar ações de limpeza e sensibilização.

Nós do Instituto EcoFaxina estamos juntos na luta por um estuário com suas águas e mangues realmente preservados!

Saudações EcoLógicas,

Equipe EcoFaxina