17 agosto, 2009

Stand Up é das antigas!?

Domingo São Pedro foi generoso e abril aquele sol bonito que há semanas não aparecia, mas que na última resolveu vir para ficar...

Então, andando pela praia podia perceber um “surto” de surfistas que desfilavam com algo a mais na prancha: um remo.

Na década de 50 até 70 mais ou menos, os surfistas criticavam “o” pioneiro, Osmar Gonçalves porque nas fotos em que ele aparecia surfando ele estava acompanhado de um remo e, para eles, isso não era surf, era canoagem. A viúva de Osmar nos contou pessoalmente que o marido usava o apoio do remo porque a prancha era muito pesada, cerca de 80 kilos!

Não que qualquer coisa do tipo importasse aos que queriam provar que a primeira onda surfada no Brasil foi no Rio de Janeiro e não em Santos ( o que até hoje é um pequeno tabu para alguns surfistas), mas não vamos entrar nesse mérito.

O importante a ser ressaltado aqui é que quase 80 anos depois (em 2007) Santos recebeu o primeiro campeonato de Stand Up no Brasil. Essa modalidade que aos poucos vem crescendo no planeta surf é justamente com o auxílio do remo, criticado no passado.

Veja as fotos do saudoso Osmar e tente não se lembrar do Stand Up...

A vida é feita de modas que vêm e vão, no esporte não seria diferente. Bom para que as pessoas possam aprender a não criticar a todos e lidar com as diferenças.

Afinal existem tantas modalidades de surf que ficar discutindo para saber qual vale ou não, não leva a lugar nenhum.

Seja qual for a modalidade de sua preferência, suba na prancha, caia no mar e seja feliz!

Aloha!
Notícias Relacionadas:

Um comentário:

Wander Veroni Maia disse...

Bacana que essa modalidade d surf está ganhador força por aqui. Acho muito bacana esse esporte!

Abraço