30 março, 2009

Santos: berço do Surfe brasileiro

A importância de Santos para o surfe brasileiro não fica restrita à história. O surfe, para quem não sabe, surgiu, no Brasil, em 1938, quando os paulistas Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz construíram a primeira prancha nacional e surfaram nas praias de Santos.
O surfe, porém, adquiriu mais importância para Santos quando começou a se adaptar às características do litoral santista. Com uma média de 20% de idosos na população de Santos, a cidade conta com aulas de surfe para idosos.
Deficientes físicos, mentais e até mesmo visuais, têm a opção de freqüentarem aulas de surfe. Os últimos, com a ajuda de uma prancha adaptada. Algumas escolas santistas já incluíram o surfe como atividade curricular.
A primeira escola de surfe gratuita do Brasil, fica em Santos, no posto 2. As aulas são dadas por Cisco Araña, o primeiro surfista brasileiro a representar o país num campeonato mundial. Picuruta Salazar é outro surfista santista reconhecido, com mais de nove títulos brasileiros.
Há pouco tempo, foi inaugurado o primeiro museu nacional do surfe, no emissário submarino de Santos. A cidade santista possuí, ainda, o recorde de maior número de surfistas numa mesma onda.

Nenhum comentário: